A Internet das Coisas

© Copyright 2012 CorbisCorporation

A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoF), em inglês, é um termo utilizado para designar a conectividade entre vários tipos de objetos do dia a dia sensíveis à internet, desde de eletrodomésticos até outros equipamentos espalhados pela cidade. Conceitualmente, é a possibilidade de conectar o mundo físico com o mundo digital por meio da web, conforme sintetiza o  já tradicional Horizon Report, que anualmente faz previsões sobre o uso da tecnologia no universo educacional.

teste

Assim, com o mundo cada vez mais interconectado, não apenas as pessoas se comunicam, mas “cada vez mais os objetos estão ‘falando’ uns com os outros”, segundo destaca relatório da IBM. Ou seja, a Internet das Coisas é a conexão de todas as máquinas, dispositivos, sensores, automóveis, câmeras e outras “coisas” que buscam otimizar a vida das pessoas e organizações, “além de melhorar operações do dia a dia e a economizar tempo, dinheiro e até mesmo vidas”, conforme lembra pesquisa sobre o tema produzido pela Cisco.

E essa ampliação da conectividade é particularmente útil para uma série de atividades rotineiras. Os objetos que estiverem em rede conseguirão fornecer dados para sistemas integrados e controlar uma série de atividades: “desde de acender a lâmpada da casa, à acionar a dispensa da comida do cachorro”, segundo exemplifica o professor de engenharia de software da Universidade Federal de Pernambuco, Silvio Meira.

Fonte:

http://porvir.org/wiki/internet-das-coisas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s