TRANSNACIONAIS

As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo. Nesse caso, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas.

Grande parte das empresas transnacionais é oriunda de países industrializados e desenvolvidos que detêm um grande capital acumulado; o excedente, nesse caso, é direcionado para países em todos os continentes.

Os investimentos dessas empresas são altíssimos, uma vez que a matriz emite os recursos para as filiais localizadas em muitos países pobres. Nesses países, as transnacionais exercem funções importantes como acelerar o desenvolvimento industrial, além de gerar postos de trabalho.

No entanto, essas empresas não têm objetivo social no momento em que se instalam em um determinado país. Pelo contrário, para sua instalação acontecer, o governo oferece uma série de benefícios e incentivos, tais como isenção parcial ou total de tributos, até mesmo dos lucros. Esses países se submetem a essas exigências a fim de atrair novos investimentos estrangeiros e também garantir a permanência das empresas.

As transnacionais estão ligadas à globalização da produção, na qual um único produto pode ter várias origens, isso por que os seus componentes têm origens distintas e são montados em uma determinada localidade do mundo. Esse fluxo produtivo visa unicamente verticalizar os lucros, diminuindo os custos, consolidando-se no mercado como empresas competitivas que buscam alcançar grandes parcelas do mercado internacional.

Há pouco tempo essas empresas eram denominadas multinacionais, porém gradativamente esse termo não mais está sendo usado, uma vez que a expressão emite uma ideia de uma empresa que possui diversas nacionalidades. Dessa forma, empresas com essas características recebem o nome de transnacionais, possuem sede em um país e desempenham atividades em diversos outros.

Atualmente, existem em funcionamento cerca de 40 mil empresas transnacionais, muitas originadas de países desenvolvidos, porém existem ainda corporações oriundas da Coreia, Índia, México e Brasil.

As transnacionais exercem influência que transcende a economia, pois interfere em governos e nas relações entre países.
Essas empresas surgiram efetivamente a partir da Segunda Guerra Mundial, quando empresas de países ricos migraram suas atividades para lugares espalhados pelo mundo.

Transnacionais Brasileiras:

No Brasil, esse processo tem se intensificado de forma significativa, sendo impulsionado pelo atual cenário econômico nacional e global, além do fortalecimento do Real.

teste

As empresas brasileiras têm realizado altos investimentos externos e estão atuando, através da instalação de filiais, em diversos países. Em um período de 30 anos (1970 a 2000), o número de empresas transnacionais brasileiras atuando no exterior passou de 70 para 350.

Várias transnacionais possuem filiais no Brasil (Coca-Cola, McDonald’s, Nokia, Unilever, entre tantas outras). Porém, durante a década de 1970, as primeiras empresas brasileiras passaram a atuar em outros países. Em 2006, pela primeira vez na história, os investimentos brasileiros no exterior foram superiores aos investimentos estrangeiros no país. Conforme dados divulgados em 2007 pelo Banco Central, o Brasil ocupa o 12° lugar no ranking dos maiores investidores do mundo, superando países como China, Rússia e Austrália.

A necessidade de expandir o mercado consumidor impulsiona as empresas brasileiras, que atuam nos segmentos de construção civil, alimentício, mineração, aviação, logística, tecnologia da informação, cosméticos, peças de automóveis, etc. Ao todo são mais de 300 grupos brasileiros com filiais em outros países, faturando cerca de 1 bilhão de dólares por ano.

Entre as principais representantes do Brasil no mercado internacional estão: Vale (mineração), Petrobras (petróleo e gás)Gerdau (aço), Embraer (aviação)Votorantim (diversificada)Camargo Corrêa (diversificada), Odebrecht (construção e petroquímica), Aracruz (celulose e papel)Tigre (construção)ALL (logística)Perdigão (alimentícia)Natura (cosméticos)Sadia (alimentícia)Itautec (tecnologia da informação), Sabó (peças de automóveis)WEG (máquinas e equipamentos), entre outras.

Fonte:

http://www.mundoeducacao.com/geografia/transnacionais.htm

http://www.brasilescola.com/brasil/as-transnacionais-brasileiras.htm

Link de Transnacionais por país sede:

VEJA AQUI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s