BG Oficina

pic656901O que é um Board Game?

Os jogos de tabuleiro utilizam geralmente superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos ou marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico. Os jogos podem ter por base estratégia pura, sorte (por exemplo, rolagem de dados), ou uma mistura dos dois, e geralmente têm um objetivo que cada jogador pretende alcançar. Os primeiros jogos de tabuleiro representavam uma batalha entre dois exércitos, e a maioria dos jogos de tabuleiro modernos ainda são baseados em derrotar os jogadores adversários em termos de objetivos, posições e com o acúmulo de pontos.

Existem muitos tipos de jogos de tabuleiro. Sua representação pode variar de situações da vida real a jogos abstratos sem nenhum tema (por exemplo, damas). As regras podem variar desde o simples (por exemplo, jogo-da-velha), para aquelas que descrevem um universo de jogos em grande detalhe (por exemplo, Dungeons & Dragons).

O tempo necessário para aprender a jogar ou dominar um jogo varia muito de jogo para jogo. Tempo não está necessariamente relacionada com o número ou a complexidade das regras de aprendizagem; alguns jogos com estratégias profundas (por exemplo, xadrez ou Go) possuem conjuntos de regras relativamente simples.

Jogos de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato.

Existem registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotamia. Apesar de ser difícil datar qual foi ou quais foram os primeiros jogos da humanidade, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.

Foram muito populares na Grécia e na Roma de onde se espalharam por toda Europa e depois para a América.

Somente a partir do sec. XIX se tornaram produtos de massa devido ao surgimento da classe média, que tinha mais tempo para o lazer. A partir da década de 1980 os jogos de tabuleiro perderam muito a sua popularidade devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos voltaram a conquistar muitos adeptos. Um dos motivos é a interação entre os jogadores.

No Brasil os índios conhecem um jogo chamado o Jogo da Onça que tem sua origem provável entre os incas. Esse jogo foi encontrado entre os Bororós, no Mato Grosso, onde é conhecido como Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo.Trata-se de um jogo de estratégia. O tabuleiro é riscado no chão. Uma pedra representa a onça e 14 outras representam os cachorros. O objetivo dos cachorros é imobilizar a onça e o objetivo da onça é comer 5 cachorros. Jogos parecidos a este são encontrados entre outras civilizações, como os Incas (Puma e Carneiros), Índia (Tigre e Cabras) e China (Senhor Feudal e Camponeses).

TIPOS DE BOARD GAMES

MECÂNICAS DE BOARD GAMES

Bibliografia

ALLUÉ, JOSEPH M.(1999); O Grande Livro dos Jogos. Editora Leitura, Belo Horizonte, 1999. ISBN 85-7358-148-4

BELL, R. C.(1983); The Boardgame Book. Exeter Books, New York, 1983. ISBN 0-671-06030-9

DUNNIGAN, JAMES F.(1992); The Complete Wargames Handbook – How to Play, Design & Find Them. Quill, New York, 1992. ISBN 0-688-10368-5

EDITORA ABRIL; Os Melhores Jogos do Mundo. Editora Abril, São Paulo, 1978

FREEMAN, JOHN; CONSUMER GUIDE, EDITORS OF. (1980); The Complete Book of Wargames. Fireside, Simon and Schuster, New York, 1980. ISBN 0-671-25374-3

MOHR, MERILYN SIMONDS.(1997); The New Games Treasury. Houghton Mifflin Company, Boston, 1997. ISBN 1-57630-058-7

SACKSON, SID; KLUTZ, EDITORS OF (1991); The Book of Classic Board Games. Klutz, Palo Alto, 1991. ISBN 0-932592-94-5

ALGUNS RECURSOS

CARTAS GWENT DE WITCHER 3 (OFICIALMENTE UM CARD GAME – MAS VOCÊ PODE CRIAR UM BG COM ELAS)

CARTAS DO GRIMÓRIO DO JOGO DESTINY (OFICIALMENTE CARTAS DE INFORMAÇÃO – CRIE UM BG COM ELAS)

DUNGEON MAKER

BACKGROUND MAKER 1

BACKGROUND GENERATORS LIST

RAIL – HEX MAP MAKER

CRIANDO SEU JOGO / ADAPTANDO UM BOARD GAME (Em Breve)